Veja Aqui uma Rápida Apresentação sobre Sala de Conferência GVO

Quando 2 pessoas trocam seus pães, cada uma volta c 1 pão. Qdo trocam idéias, voltam c 2 idéias.

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mídias sociais - 10 dicas para otimizar seu blog/site

O que é SMO – Social media Optimization? – 10 dicas para otimizar o seu site nas mídias sociais

O que é SMO - Social media Optimization? – 10 dicas para seu site.Se SEO (search engine optimization) significa melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores da web, SMO (Social Media Optimization) significa melhorar a apresentação da sua marca e/ou site nas mídias sociais.

As técnicas de SMO variam desde a criação de perfis empresariais nas mais diversas redes sociais, blogs, microblogs, fóruns, etc., passando pela integração do site às mídias sociais, até a implementação de mashups dentro do próprio site. Com essas técnicas, o site pode ganhar mais visitas, mais pageviews, ganhar mais publicidade, além de fidelizar seu público dentro das mídias sociais.

No passado, a única forma de se encontrar um site era através de publicidade/parcerias ou dos buscadores. Hoje, com uma boa campanha de mídias sociais, pode-se conseguir muitos clientes e usuários. Mas não basta que a empresa esteja presente nas mídias sociais, é preciso que aja uma verdadeira integração entre o site e as mídias sociais. Por isso eu listei 10 dicas que você pode usar as mídias sociais de forma efetiva no seu site.

10 dicas para tornar seu site mais social:

1 – Aumente a linkabilidade do seu site: Faça com que muitas pessoas linkem seu site no delas. Para conseguir que seu site seja linkado, produza conteúdo de qualidade (leia-se: original). Criar um blog ou contratar alguma agência de notícias para atualizar o site pode ser uma boa saída para o problema. O ideal é apenas fugir da idéia de que um site é algo parado no tempo, ou seja, que uma vez feito, a única atualização será uma mudança de design depois de alguns anos de atividade. Com conteúdo de qualidade, muitas pessoas poderão twittar seu site ou indicá-lo nos blogs e nas redes de relacionamento. Nesse sentido, vem a dica número dois..

2- Crie atalhos para que os usuários possam compartilhar o conteúdo de seu site nas mídias sociais: Pesquise quais são as mídias sociais que seus usuários mais utilizam e mantenha sempre à vista deles botões que permitam o compartilhamento das informações do seu site nas mídias sociais. Dessa forma, você facilita a vida do usuário no momento de compartilhar e até mesmo consegue um compartilhamento que não seria feito se não existissem os botões. Eles ajudam a lembrar o usuário de que é possível divulgar aquela informação. Mantenha também botões para várias mídias sociais, mas lembre-se de destacar as que são mais usadas pelos seus clientes.

3 – Disponibilize opções de Feeds, Favoritos e página principal no seu site: É sempre importante lembrar o usuário que ele pode assinar seus feeds, marcar sua página nos favoritos ou tê-la como página principal. Isso é ainda mais importante quando as atualizações no site ocorrem pelo menos uma vez por dia.

4 – Adicione seu site aos agregadores de notícias: Utilize sites como o dihitt ou o Digg para divulgar links importantes do seu site que gerem conteúdo relevante. Isso gera tráfego, mas isso nos leva também à dica número 5…

5 – Participe efetivamente das mídias sociais: Se você vai oferecer conteúdo que trafegará pelas mídias sociais, é uma boa idéia participar delas também: Principalmente nos agregadores de notícias. Não é legal utilizar as mídias sociais como meio de divulgação: além de reduzir o tráfego dos usuários, pode criar uma antipatia por parte dos clientes. A internet é um meio de interação, não divulgação. Se você quer fazer parte desse grupo, tenha isso em mente, sempre. Mas lembre-se sempre também da próxima dica…

6 – Não faça spam para conseguir mais visitas nas mídias sociais: Use as MMSS para criar um ambiente confortável e descontraído entre os usuários. Inicie conversas que tenham algum sentido, invés de simplesmente anunciar todos os dias o seu produto/serviço.

7 – Crie Mashups: Integre conteúdos de mídias sociais em seu site. Crie listas de discussões com o Twitter, utilizando as tags da sua página; inclua slides do Slideshare, coloque widgets do Facebook; enfim, misture seu site com outros.

8 – Participe das conversas: Se o seu site permite comentários, responda cada um deles individualmente. A ideia de participação se amplia com esse gesto simples, porém eficaz na criação de uma conexão com os usuários.

9 – Incentive os usuários a participar/interagir: utilize métodos para conseguir que os usuários contribuam com seu site. Pode ser alguma medida de participação, como karma, mérito, etc. ou simplesmente uma chamada em seu artigo para que os leitores emitam suas opiniões.

10 – Mostre-se como uma pessoa, não como um robô sem sentimentos: Interaja com os usuários sem criar uma barreira na comunicação, explicite que você é uma PESSOA que trabalha naquela empresa, que tem sentimentos, vontades e gostos. Mas tome muito cuidado: haja cordialmente, seja educado, jamais insulte ou deixe algum usuário constrangido. Imagine-se como vendedor de uma loja real, conversando com pessoas reais. Na internet muitas pessoas tendem a tratar as outras de uma forma diferente pelo simples fato delas estarem presentes virtualmente.  Seja educado.

Basicamente é isso. Seguindo essas singelas dicas, já é um bom passo para se iniciar um bom site social.

Fonte, recomendo que leiam o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Denis B Minev on Twitter Counter.com

I heart FeedBurner

Conferência Virtual GVO